• Contato: (11) 4994.5030

  • Funcionamento: Horário Especial Seg-Sáb: 08h - 21h

Blog

Saber a hora de trocar os pneus é muito importante. 
Pneus com uma boa performance é essencial para a segurança, o desempenho e a eficiência do veículo. 
Ao longo da utilização do pneus, eles começam a perder a capacidade em termos de tração e habilidade de frear. 

Por isso a RM trás algumas dicas que ajudarão você a decidir se é hora de comprar um novo conjunto, evitar gastar mais do que o necessário e dirigir com segurança:

1) Entenda que a função primária das bandas de rodagem do pneu é desviar a água abaixo dele para melhorar a tração e evitar a aquaplanagem nas estradas molhadas. Os pneus tornam-se instáveis quando estão gastos, e depois que a banda diminui para 1,6 mm, o item não é mais seguro.

2) Observe o padrão das bandas de rodagem. Todos os pneus vendidos no mundo têm o que é chamado de barras de desgaste, pequenas pontes que se formam entre as bandas de rodagem. Observe o padrão das bandas e você verá o começo dessas barras se formando entre elas ou passando ao longo dos pneus. Conforme ocorre o desgaste, essas barras ficarão niveladas com a banda de rodagem do pneu. Nesse ponto, é hora de substitui-lo.



3) Verifique a banda de rodagem usando o teste da moeda. Pegue uma moeda de R$ 1,00 e coloque-a no centro da banda, na parte mais grossa do pneu.
Se puder ver a parte dourada da moeda quase toda, substitua os pneus imediatamente. Caso consiga ver um pouco da parte dourada, é hora de ir comprar pneus novos. Se não conseguir ver a parte dourada da moeda, ou seja, se a moeda entrar o suficiente para que a banda de rodagem tenha pelo menos a profundidade da parte dourada, ainda não é necessário trocar os pneus.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

4) Conheça as exigências legais. Os pneus gastos devem ser substituídos por uma questão de bom senso para garantir a segurança, mas também há exigências legais para se trocar pneus gastos. No Brasil, não há menção específica aos pneus carecas no Código de Trânsito, porém o artigo 230 considera infração dirigir um veículo "em mau estado de conservação, comprometendo a segurança", caso em que pode ser incluso o ato de dirigir com pneus nesse estado.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

5) Preste atenção em qualquer desgaste irregular das bandas. Ele pode indicar desalinhamento das rodas, necessidade de rotação dos pneus ou ambos. O desgaste irregular sinaliza a necessidade de levar o carro para manutenção. Se o desgaste desigual for muito grande ou os pneus se desgastarem muito mais rápido do que o esperado, peça para uma borracharia competente verificar sua suspensão e corrigi-la conforme a necessidade antes de substituir os pneus. O alinhamento inadequado ou partes da suspensão gastas podem diminuir drasticamente a vida útil do pneu. É uma boa ideia rotacionar os pneus da frente para trás em partes. Remova os dois pneus da frente e mova-os para a parte de trás, e vice-versa.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

6) Procure por inchaços ou "bolhas" na lateral. Um inchaço lateral indica que o quadro interno rígido do pneu foi danificado e rachado, permitindo que a pressão do ar chegue às camadas externas flexíveis. Tal dano poderia ser causado por um buraco na estrada ou por descer uma guia, ou ainda por andar com baixa pressão nos pneus. Continuar a dirigir com um pneu que tem um inchaço na lateral é perigoso. A integridade estrutural dele foi bastante reduzida, aumentando muito a chance de uma falha súbita ou de explosão em velocidades de estrada, o que poderia causar um acidente sério. Quaisquer pneus com inchaços na lateral devem ser substituídos imediatamente, não importa o estado das bandas de rodagem.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Gostou dessas dicas? Põem em prática e depois conte pra gente se valeu a pena!

Lembrando que comprando pneus no Carrefour a RM faz a montagem e alinhamento GRÁTIS! Aproveite essa oportunidade e venha fazer uma revisão no seu carro! 







 

Voltar

Notícias Relacionadas

 
5 dicas para preservar os amortecedores do seu veículo

Nem todo mundo sabe, mas fazer a manutenção da suspensão do carro é uma questão de segurança. Os amortecedores, por exemplo, que fazem parte desse sistema, podem ser vistos por alguns apenas como um item mecânico, mas o caso não é tão simples assim. 

Direção Elétrica ou Hidráulica? Qual a diferença entre elas?

Há algumas décadas os motoristas já não sofrem mais com o peso do veículo quando estão realizando uma baliza, por conta da invenção da direção hidráulica nos veículos, que torna a manobra mais leve. 

Dicas para cuidar da parte interna do seu veículo.

É comprovado que o brasileiro é apaixonado por carro e quando o assunto é cuidado com o seu “bebê” o assunto é serio. Tanto por questão de saúde do condutor, estética e revenda, manter seu carro sempre limpo e organizado é sempre excelente.