Há algumas décadas os motoristas já não sofrem mais com o peso do veículo quando estão realizando uma baliza, por conta da invenção da direção hidráulica nos veículos, que torna a manobra mais leve.
O sistema de direção hidráulica é composto por uma bomba hidráulica, válvulas e um pistão de dupla ação atuando de modo a diminuir a força empregada pelo motorista nas rodas. Este sistema possui um consumo de 1300watts em linha reta e 4300 watts em manobras. Com isso vem perdendo espaço para outro sistema, o elétrico.
O sistema elétrico de direção é composto por um motor elétrico que age de forma semelhante a hidráulica, porém com menos consumo de watts do veículo e consequentemente menor consumo de combustível. A vantagem do sistema elétrico sobre o hidráulico é que ele não fica ativo em linha reta como o hidráulico, pois só atua quando temos a real necessidade de uma digiribilidade mais leve, ou seja, em manobras rápidas, manobras em baixa velocidade e balizas. Com isso o sistema elétrico consome menos watts e 5% menos combustível que o hidráulico.
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