• Contato: (11) 4994.5030

  • Funcionamento: Horário Especial Seg-Sáb: 08h - 21h

Blog

É responsabilidade do motorista e do dono do veículo estarem atentos aos equipamentos que estão diretamente relacionados à segurança de todos, entre eles, os pneus. 
A vida útil dos seus pneus dependem de muitas variáveis, desde a escolha correta da marca, até os seus hábitos enquanto condutor.
Mas, uma coisa é certa, o próprio pneu te dá indícios de quando é o momento de fazer a troca. Confira na leitura os 5 sinais de quando trocar os pneus do carro!
 
Quando trocar os pneus do carro? 5 sinais que indicam que está na hora
 
#1 Atenção à rotina do carro 
A princípio, o tipo de pneu, volume de carga, estrada e manutenção vão te indicar a frequência com que você deve trocar os pneus. 
Por exemplo, se o seu veículo é de trabalho, para carregar equipamentos e maquinários pesados e andar em qualquer tipo de estrada ou rodovia, já sabe que precisa ter atenção redobrada. Dessa forma, a troca de pneus, bem como outras manutenções serão frequentes. 
Mas, já um carro de passeio, que a família usa aos finais de semana dentro da cidade ou em estradas com boas condições, a vida útil é outra, e acaba sendo muito maior. 
Portanto, coloque na balança quais necessidades o seu carro precisa suprir para fazer a manutenção de forma correta e garantir a sua segurança e de demais usuários das vias. 
 
#2 Dica infalível: TWI 
Para que você consiga identificar a vida útil dos pneus, basta analisar o indicador de desgaste de rodagem, conhecido como Tread Wear Indicator (ou TWI). 
Os ressaltos que ficam nos sulcos dos pneus tem exatos 1,6mm de profundidade. Assim, eles funcionam como um indicador do desgaste da banda de rodagem. 
Ou seja, se o pneu já encostou no TWI, então está na hora de trocá-lo. Além disso, o descuido pode oferecer risco à segurança de outras pessoas e ainda gera multa e registro de infração na Carteira.

#3 Pneu com problema 
Se está nítido que o seu pneu tem algum problema como rasgos e bolhas, é preciso trocá-lo imediatamente.
Esses problemas podem surgir na rotina do condutor ao passar sobre algum objeto, por exemplo. No entanto, não opte por medidas paliativas. 
Mesmo que os pneus sejam novos, eles precisam ser substituídos imediatamente ao apresentarem esse tipo de problema. Dessa forma, você garante o pleno funcionamento e a segurança do veículo.

#4 Data de validade
Assim como qualquer item fabricado, os pneus possuem data de validade. Geralmente, o período desses produtos é de cinco anos. 
Mas isso não significa que você irá trocar os pneus do seu carro de cinco em cinco anos! 
A validade serve como um guia. Por exemplo: se o pneu ficar guardado por todo esse período, sem nunca ter sido usado, também precisa ser descartado. 
Isso porque a borracha começa a ressecar, o que deixa o pneu mais vulnerável a estouros e a esfarelar a banda de rodagem.  Ou seja, torna-se um risco que pode causar acidentes graves e derrapagens. 
Se antes disso o seu pneu apresentar algum problema, você pode recorrer a sua revendedora para que a empresa ateste se houve falha de fabricação ou mau uso. 
Desde já, é uma convenção que elas ofereçam 5 anos de cobertura a partir da data de fabricação, ou da emissão da nota.
Como identificar a data de fabricação dos pneus?
Primeiramente, observe a banda lateral do pneu e encontre onde estão gravadas as suas características, como: medidas, capacidade de carga e velocidade máxima, por exemplo.
Em seguida, entre elas encontra-se um número de série composto de 11 dígitos e a palavra “DOT”. Os quatro últimos dígitos deste número identificam a data de fabricação do pneu (dois dígitos para a semana e dois para o ano). 
Só para exemplificar, se o seu pneu tiver a numeração “0521” significa que foi produzido na 5ª semana de 2021. Fácil, né?
A partir disso, ao encontrar a data de fabricação do seu pneu, basta somar mais 5 anos para encontrar o prazo de validade do produto.


#5 Estepe
A regra da validade serve principalmente para o estepe! Assim, sendo utilizado ou não, ele deve ser trocado de cinco em cinco anos, pelo menos. 
Lembre-se também de checar periodicamente como ele está para calibrá-lo, sobretudo antes de longas viagens.
 
 

Voltar

Notícias Relacionadas

 
5 dicas para preservar os amortecedores do seu veículo

Nem todo mundo sabe, mas fazer a manutenção da suspensão do carro é uma questão de segurança. Os amortecedores, por exemplo, que fazem parte desse sistema, podem ser vistos por alguns apenas como um item mecânico, mas o caso não é tão simples assim. 

Direção Elétrica ou Hidráulica? Qual a diferença entre elas?

Há algumas décadas os motoristas já não sofrem mais com o peso do veículo quando estão realizando uma baliza, por conta da invenção da direção hidráulica nos veículos, que torna a manobra mais leve. 

Dicas para cuidar da parte interna do seu veículo.

É comprovado que o brasileiro é apaixonado por carro e quando o assunto é cuidado com o seu “bebê” o assunto é serio. Tanto por questão de saúde do condutor, estética e revenda, manter seu carro sempre limpo e organizado é sempre excelente.