Quem nunca foi indagado no posto de gasolina sobre o nível da água do carro? Faz parte da rotina dos frentistas perguntarem a nós, motoristas, sobre o radiador automotivo, mas é preciso ter cuidado. Temperaturas altas do sistema de resfriamento podem causar superaquecimento e comprometer o funcionamento do seu veículo. Quando isso acontece, é prejuízo na certa! No entanto, o correto é o uso de fluido. Água de torneira só quando não houver jeito, afinal de contas, não queremos deixar o motor do nosso carro com sede! Abaixo, listamos o que você precisa saber.
1) O radiador é a parte do veículo que mantém o motor na temperatura adequada. Para evitar superaquecimento, é importante manter o sistema de resfriamento sob controle.
2) Verificar o nível da água do radiador periodicamente é fundamental para manter o seu carro em boas condições de circulação.
3) O uso de aditivos adequados no sistema de arrefecimento ajuda a evitar a corrosão de peças do veículo.
4) Os aditivos são encontrados já diluídos em água ou concentrados. Verifique as informações do rótulo e do manual do proprietário para saber a proporção correta para o seu veículo.
5) Cuidado com aditivos falsos! Busque a orientação do seu mecânico de confiança para a limpeza do radiador. Há diversas marcas no mercado.
6) Em média, o radiador deve ser limpo a cada dois anos. Isso pode variar dependendo da recomendação do fabricante do veículo e da orientação de um mecânico de confiança.
7) O clima da cidade onde você mora também influencia no intervalo de tempo para a limpeza do radiador.
8) Observe a cor do líquido do reservatório. Se estiver escura demais ou com cor de ferrugem, é necessário limpar.
9) Se a água estiver baixando rápido ou o carro estiver “fervendo”, agende uma visita ao mecânico. Pode haver um vazamento no radiador.
10) Respeite o nível máximo indicado no reservatório de expansão do líquido de arrefecimento e nunca complete até a boca.
11) Coloque o aditivo no reservatório de expansão do radiador somente quando o motor estiver frio.
12) Verifique se a tampa do reservatório está corretamente fechada.
13) Nunca abra o reservatório de expansão com o motor do carro quente, pois há sérios riscos de você acabar se queimando.
14) Ao fazer a revisão do veículo, certifique-se se é necessário trocar alguma peça que esteja desgastada.
15) Complete com água de torneira somente se o carro estiver superaquecido e não houver outra solução.
Fonte: https://extra.globo.com/projetos-especiais/de-carona-com-elas/liquido-do-radiador-confira-15-dicas-para-nao-cair-no-conto-do-vigario-18000927.html
Voltar