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O sistema de arrefecimento muitas vezes passa despercebido pelos motoristas. Sua importância é vital para o funcionamento do veículo, este sistema é o responsável pelo resfriamento do motor permitindo sua melhor performance sem que pegue fogo literalmente.
É um circuito fechado onde o líquido refrigerante circula entre o radiador e bloco do motor, quando ligamos o veículo a válvula termostática mantem o líquido no bloco do motor para atingir a temperatura correta de funcionamento, quando chega ao limite da temperatura, a válvula abre permitindo o líquido circular entre o bloco e o radiador, entrando na parte superior do radiador quente e saindo na parte inferior frio, o sistema também possui ventiladores que podem ser mecânicos ou elétricos, no caso do elétrico é acionado por um sensor de temperatura, possui um vaso de expansão com tampa tipo válvula (nunca abra com o motor quente), mangueiras e mais alguns componentes dependendo do ano do veículo e das configurações.
Fique sempre atento ao painel do seu veículo com a temperatura, geralmente o ponteiro não deve passar do meio da graduação.

Cada motor tem uma temperatura de trabalho variando de modelo para modelo, configurações e marcas. A maioria funciona entre 90ºC e 100ºC. Não sei se você lembra das suas aulas de física na escola, mas a água ferve ao nível do mar com 100ºC e como seria possível um motor funcionar nesta temperatura e até mesmo passar dela sem ferver? Ou mesmo congelar com temperaturas abaixo de 0ºC?
Isso se tornou possível com a invenção de um produto químico chamado etilenoglicol que chamamos de líquido refrigerante, líquido de arrefecimento ou anticongelante. O uso do líquido de arrefecimento faz a temperatura de congelamento ir para -33ºC e o ponto de ebulição para 163ºC permitindo o motor trabalhar na faixa ideal de funcionamento.

O líquido de arrefecimento pode ser encontrado na mistura ideal para seu carro nas lojas (consulte o manual) ou você pode comprar o concentrado e realizar a mistura antes de colocar no sistema, NUNCA utilize somente o concentrado, sempre utilize água desmineralizada, NUNCA utilize água da chuva, água de poço, água destilada ou mesmo água mineral todas estes tipos de água são extremamente nocivos para o sistema, podendo ocasionar vários defeitos até o fenômeno de cavitação no bloco do motor ou na bomba d´água.

Também vale lembrar para manter o líquido de arrefecimento longe de crianças ou de animais domésticos é venoso e pode matar.
Quando os antigos carros no início do século passado começaram a ser produzidos em massa só utilizavam água e durante o inverno rigoroso do hemisfério norte quando o motor tinha que ser desligado era necessário escoar toda a água para que não congelasse dentro do bloco do motor ou dentro das mangueiras, evitando assim uma rachadura no bloco ou perda de algum dos componentes que faziam parte do sistema.

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