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Assim como alguns serviços feitos em um automóvel, a limpeza dos bicos injetores é um dos, se não o mais, polemico dentre os serviços, pois teoricamente de acordo com o fabricante do veículo não é necessário, mas devida a má qualidade dos combustíveis vendidos no pais, na pratica este serviço se faz necessário e imprescindível em alguns casos.

O Bico Injetor ou Válvula Injetora é responsável por liberar combustível dentro da câmara de combustão, sendo na quantidade e tempo certo para que o motor tenha seu devido funcionamento. O motivo pelo qual os bicos devem ser limpos é que a gasolina vendida no Brasil, que além de ser bastante contaminada, é composta por vários hidrocarbonetos, tendo eles cada um uma função, porém todos misturados na mesma solução. Esses hidrocarbonetos podem oxidar em determinadas condições, mais especificamente quando em condições de calor e em contato com o ar. Em outras palavras, é quando a gasolina está estocada que ocorre sua oxidação.

Acontece que a gasolina quando em contato com o ar e calor, oxida e produz uma espécie de goma. Inicialmente essa goma pode ficar suspensa pelo combustível, mas a reação pode também se agravar, e a goma vir a formar um verniz, este muito perigoso. A goma possui aspecto resinoso e pegajoso quando quente, ao esfriar endurece formando um tipo de verniz. Este fenômeno é muito comum na gasolina, é uma característica dela, embora com uso de aditivos para prevenção sua incidência diminua, entretanto impedir que aconteça até agora parece impossível. Existem dois pontos conhecidos onde esses fenômenos geralmente acontecem, no tanque e nas válvulas injetoras. O sistema fica contaminado devido a goma estar em solução nos seus primeiros momentos, alcançando diversos pontos do sistema de alimentação, com o aumento da temperatura a goma chega ao seu estágio resinoso, e também quando se estabelece em algum ponto do sistema. Com a parada do sistema(motor desligado), a temperatura cai, então goma endurece e forma o verniz. Este verniz é muito característico por entupir, travar e queimar bicos, válvulas e a bomba de combustível.

Mas quando sabemos que os bicos estão entupidos ou que precisam de limpeza? Os sinais de que é necessário executar a limpeza dos bicos são bem aparentes. Marcha lenta irregular, perda de potência na saída e falhas ao acelerar (popularmente conhecido como engasgadas). Porém estes sinais também são atribuídos a outros problemas, por isso o profissional que executar o diagnóstico precisa ser bastante meticuloso ao concluir este diagnóstico, pois as vezes, apenas a limpeza dos bicos não é o suficiente para sanar estes problemas.

A limpeza é feita de duas formas: através de uma maquina de limpeza com ultra-som ou por produto específico aplicado no sistema de combustão do veículo.
Optando pela segunda opção, este produto é aplicado na linha de combustível do sistema, mais precisamente na flauta, e então o motor é ligado e o produto começa a diluir a goma escrutada na válvula injetora, expulsando quando a válvula é aberta e queimando na câmara de combustão.
A técnica de limpeza através da máquina de limpeza - ultrassom é a seguinte:

-Para retirar as válvulas injetoras o reparador dedica um pouco de atenção na sua desmontagem, antes retira-las é necessário retirar a caixa do filtro de ar, mangueira e chicotes; - Após liberar o acesso a flauta, esta deverá ser desparafusada(geralmente dois parafusos torx) e então retirada com cuidado; - Retira-se então os bicos da flauta, para isso é necessário retirar as presilhas metálicas, que saem facilmente com uma chave de fenda; - Então, as válvulas são instaladas na flauta da máquina de limpeza de bico, porém é comum que o reparador efetue o Teste de Vazão para verificar se as válvulas estão realmente com alguma obstrução; - Observada a necessidade da limpeza, o reparador coloca a flauta(com as válvulas montadas) em uma cuba com a solução de limpeza, e então é ativada a função limpeza – ultrassom. A alta frequência das vibrações do ultrassom faz com as partículas contidas nas válvulas se soltem desobstruindo-as; - Após a limpeza as válvulas são recolocadas na flauta(carro) e o processo está finalizado.

Então, assim que você perceber alguns destes sintomas, já sabe né? Traga seu veículo para a RM, pois contamos com uma equipe treinada e equipamento de ponta para solucionar qualquer problema que seu veículo venha a ter.

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