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O universo automotivo possui muitos mitos, como os de aquecer o motor antes de sair em dias frios ou descer em porto morto ladeiras economiza combustível. Esses mitos criados na mente do consumidor, condutor ou histórias de profissionais da área praticantes de antigas práticas que não evoluíram a mesma, mesmo com o avanço da tecnologia aplicada aos automóveis, podem criar danos até irreparáveis em seu veículo. Aqui vamos esclarecer algumas histórias que não passam de mitos da mecânica automotiva. 

Para cada 3 tanques de gasolina, um de álcool.

Apesar de alguns mecânicos recomendarem usar gasolina entre determinados intervalos de tempo ou quilometragem entre os abastecimentos com etanol, as montadoras desmentem essa necessidade.
Segundo elas, motores bicombustíveis foram projetados para funcionar com qualquer um dos combustíveis e em qualquer proporção.
A prática nasceu no tempo dos primeiros carros flex, quando o álcool tinha baixo índice de lubricidade e alternar com a gasolina deixava a queima menos seca.
Por outro lado, o conhecido ruído de “grilo” que alguns motores flex produzem ao funcionar com gasolina ainda é um fato, e explica-se pela pré-ignição que ocorre quando o sistema demora em detectar o tipo de combustível no tanque.

Descer ladeiras em ponto morto economiza combustível

Assim como esquentar o motor, a prática acima era necessária em veí­culos mais antigos, dotados de carburador. Atualmente, a injeção de combustível é automaticamente cortada quando o veículo desce ladeiras engatado, já que o movimento das rodas é capaz de fazer o motor girar.
Se o motorista desengatar o câmbio, o motor será acionado pela injeção de combustível. Ou seja, na prática hoje é o inverso: é mais econômico descer engrenado do que desengatado, além de se manter o freio motor – o que evita o desgate prematuro dos discos ou tambores dos freios.

Andar com o motor em rotações baixas poupa o conjunto

Existe o momento certo para que o motor seja utilizado de forma mais amena. É verdade que há uma grande economia de combustível em relação ao trabalho em giros mais altos.
No entanto, deve-se atentar para algumas situações: tentar fazer retomadas sem reduzir marchas ou andar em velocidades incompatíveis com marchas mais altas pode causar desgaste precoce em componentes do motor e do câmbio, além de provocar superaquecimento no conjunto.
Carros que rodam apenas em percursos curtos (menos de 6 km) na cidade estão submetidos ao chamado uso severo, quando o motor é desligado antes que a temperatura ideal de funcionamento seja atingida.
Nesses casos, é recomendável ocasionalmente pegar estrada e “esticar” as marchas, o que pode ajudar na saúde do motor a médio-longo prazo.

O gás do ar-condicionado acaba ou tem prazo de validade

O gás do ar condicionado não possui prazo de validade ou acaba com ou sem o uso rotineiro do sistema. O gás só “acaba” quando há vazamento no sistema decorrente de furo ou ressecamento de alguma mangueira, caso contrário o gás deve durar toda a vida útil do veículo.

Acelerar o carro antes de desligar lubrifica o sistema

Pelo contrário. A prática retira o óleo lubrificante das paredes dos cilindros, uma vez que a gasolina bombeada acaba escorrendo por elas após não ter sido queimada.
Isso prejudica a próxima partida, que passará por um maior atrito dos componentes. Já os antigos carros com carburador e motores de dois tempos necessitavam da pressão no pedal do acelerador para uma melhor partida na vez seguinte.

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