• Contato: (11) 4994.5030

  • Funcionamento: Horário Especial Seg-Sáb: 08h - 21h

Blog

Facilmente confundido com nome de mulher, a homocinética não é uma pessoa mas sim uma peça de extrema importância.
Apesar do nome difícil, as juntas homocinéticas tem um funcionamento bem simples, porém são uma das, se não a parte mais importante de um veículo pois são responsáveis pela transmissão de força do motor para as rodas, gerando assim o movimento. Porém nem sempre foram as juntas homocinéticas responsáveis por uma tarefa tão importante. As juntas universais, eram responsáveis por movimentar os veículos antigamente, porém apresentavam deficiências na digiribilidade e na transmissão de força.

Assim como sabemos, a homocinética é responsável pela transmissão da força do motor para a roda através de um sistema composto por esferas de rolamento que proporcionam essa transmissão de força independente do ângulo em que a roda se encontra. Sem as juntas homocinéticas, as rodas travariam ou perderiam a tração ao esterçar, em elevações, buracos ou declives na via, que fazem com que os eixos das rodas assumam ângulos diferentes em relação ao semieixo da transmissão.

Apesar de parecer que seu funcionamento é complexo, não é, sendo bem simples também a sua manutenção. Lembrando que você deve procurar uma boa oficina mecânica para a manutenção do seu veículo.
Com impactos, buracos, obstáculos, desalinhamento das rodas, customização mal feita, ou seja, o mau uso ou uso em condições extremas no uso do veículo podem causar rachaduras nos eixo, no cubo da roda ou na junta, que danificará todo o sistema.

Os problemas podem ser facilmente identificados, tais como, ruídos, estalos ou barulho de atrito metálico, configuram um problema no sistema, que rapidamente deve ser substituído. Nesta manutenção o sistema todo é substituído, o que inclui, coifa, junta e abraçadeiras.
Para manter as juntas homocinéticas em dia, basta o exame visual, observando a conservação das coifas. Elas protegem suas engrenagens e rolamentos. Água, terra e poluição podem causar o ressecamento das coifas, que acabarão permitindo a entrada de sujeira nessas partes, acelerando o processo de corrosão.

A Homocinética foi uma revolução na industria automobilística, permitindo que os motoristas tenham uma direção mais segura e eficiente com a tração dianteira. A RM possui mais de 20 anos no mercado de oficinas automotivas e conta com profissionais altamente qualificados para atender as mais graves situações na mecânica de seu veículo.

Voltar

Notícias Relacionadas

 
5 dicas para preservar os amortecedores do seu veículo

Nem todo mundo sabe, mas fazer a manutenção da suspensão do carro é uma questão de segurança. Os amortecedores, por exemplo, que fazem parte desse sistema, podem ser vistos por alguns apenas como um item mecânico, mas o caso não é tão simples assim. 

Direção Elétrica ou Hidráulica? Qual a diferença entre elas?

Há algumas décadas os motoristas já não sofrem mais com o peso do veículo quando estão realizando uma baliza, por conta da invenção da direção hidráulica nos veículos, que torna a manobra mais leve. 

Dicas para cuidar da parte interna do seu veículo.

É comprovado que o brasileiro é apaixonado por carro e quando o assunto é cuidado com o seu “bebê” o assunto é serio. Tanto por questão de saúde do condutor, estética e revenda, manter seu carro sempre limpo e organizado é sempre excelente.