Quando você percebe um barulho no freio, o mais indicado é ir ao seu mecânico de confiança para resolver o quanto antes, pois, por menor que seja o problema, ele precisa ser reparado para não causar acidentes. Quando se fala em manutenções de freio, o que vem à mente das pessoas é a troca de pastilhas, mas não necessariamente esse é o reparo que está causando o barulho no freio.
Além do barulho, há outras formas de identificar alguns problemas nos componentes, como trepidação ao acionar o pedal de freio ou dificuldade em acionar o freio devido à firmeza no pedal. Além disso, se você não conhece um bom mecânico, saber identificar o problema é de grande ajuda, pois você já chega com um embasamento para falar ao profissional.
Algumas dicas e um pouco de conhecimento são fundamentais para identificar o barulho no freio, pois, para cada problema ou necessidade de manutenção, há uma forma específica de identificar.
Os componentes do freio
Antes de entender um problema, saber como o freio funciona é fundamental. O disco de freio gira na mesma proporção e na mesma velocidade do que a roda, já as pastilhas ficam paradas dentro das pinças, sempre fixadas na suspensão do carro. Ao acionar o freio, pisando no pedal, as pastilhas fazem um “sanduíche” com o disco, executando de modo preciso a frenagem. Isso porque a rotação do disco será segurada e a roda, consequentemente, também irá parar.
Problemas mais comuns que resultam em barulho no freio
Realmente, uma lista de problemas pode ser descrita aqui, mas, alguns são mais comuns do que outros. O barulho no freio pode ser decorrente de ruídos, trepidações ao frear, nível de óleo baixo ou estalo no momento da pisada no pedal. Em cada uma dessas situações iremos mostrar o que pode estar acontecendo, de modo que a resolução do barulho no freio seja resolvida o quanto antes.
Mas, mais uma vez: sempre que notar qualquer diferença, trepidação ou barulho ao frear, resolva isso o quanto antes. O freio está ligado diretamente à segurança do carro e, em hipótese alguma, esse mecanismo pode estar com defeitos ou manutenções atrasadas.
Ruído de “ferro com ferro” no freio
Costuma ser o barulho no freio mais fácil de ser identificado. Acontece quando as pastilhas estão desgastadas e mais finas. Outro motivo pode estar relacionado à qualidade das peças, bem inferiores e muito mais duras.
Esse tipo de peça sem procedência cria o ruído, diminui drasticamente a vida útil do freio e aumenta os barulhos, reduzindo a eficiência.
Use peças originais e com qualidade para não sofrer com esse tipo de problema.
Trepidações ao frear o carro
Quando o freio do carro não está em boas condições, ele pode trepidar e causar certos barulhos. Em geral, esse barulho aparece, juntamente com as trepidações, quando os discos estão empenados. Eles empenam quando estão muito finos, ou seja, desgastados.
Isso também pode ser decorrente de problemas na fabricação das peças, feitas em desacordo com as especificações.
Quando o disco está empenado, as vibrações chegam até o volante. Continuar rodando com o carro nessa situação pode ocasionar o desgaste ainda maior nas pastilhas de freio, além de comprometer componentes da suspensão e rodas.
Nível de fluído de freio baixo
Em modelos de carros mais novos, esse é um sintoma claro de que as pastilhas estão precisando de troca. Caso o carro tenha mais de 30 mil quilômetros rodados, cheque se não há vazamentos no fluido de freio das rodas traseiras.
Tenha o hábito de, também, verificar o nível do óleo e se ele está em boas condições. Um líquido ralo e com muita sujeira prejudica o sistema de frenagem, podendo causar as trepidações e os barulhos, além de deficiências na hora da frenagem.
Ouviu um estalo ao pisar no freio?
Esse é um problema mais detalhado e que necessita de um cuidado maior na análise. Isso deve-se a uma infinidade de problemas que causam esse barulho no freio, bem próximo a um estalo. É bom pegar um papel e uma caneta para anotar alguns deles e, caso tenha um mecânico de confiança, procure-o o quanto antes para ele analisar se, de fato, alguma coisa está acontecendo.
Falta de molas nas pastilhas, pinos das pinças de freio com folga, buchas das bandejas estouradas, buchas das barras estabilizadoras, torre do amortecedor solta, etc. Estes são apenas alguns e saber qual deles está causando o barulho pode ser complicado para um leigo. Procure um bom mecânico.
Faça revisões constantes
Essa, na verdade, é a parte mais importante para garantir que o seu carro não apresente problemas como os barulhos no freio. No momento da compra de carros zero quilômetro, por exemplo, a montadora sempre indica um período certo para que o carro passe por essas revisões. Em geral, os carros precisam passar por revisões a cada ano ou a cada 10 mil quilômetros rodados, o que chegar primeiro. Isso garante que o veículo esteja sempre com a manutenção em dia e sem maiores problemas, principalmente no que diz respeito a peças e engrenagens ligadas diretamente a segurança.
Cumpra esse prazo à risca e, juntamente com todas as peças, o seu freio estará sempre em ótimas condições.
Conte para a gente nos comentários qual foi a última vez que você realizou a manutenção no seu veículo e, em especial, a manutenção do freio com barulho.
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