A disputa por espaço no trânsito está cada vez mais difícil. O número de veículos está cada dia maior e com ela a imprudência e a falta de atenção de alguns (vários) condutores. Todos os dias o estresse e as más práticas no trânsito ocasionam acidentes em todo país, e é menos mal quando não há vítimas, mas mesmo assim ficam o aborrecimento e o prejuízo financeiro e pontos na CNH (carteira nacional de habilitação). Porém existem algumas dicas que são esquecidas nesse cotidiano, mas que podem nos ajudar a manter o trânsito em paz e mais seguro.
Seja Gentil, dê a preferência.
Com dizia um profeta carioca, “gentileza gera gentileza”. E isso vale no trânsito também, pois em caso de estar em um cruzamento ou em um engarrafamento, não vale a pena disputar palmo a palmo de asfalto com outros milhares de carros ao seu redor, por isso ceda sempre a passagem. Você deixará o trânsito fluir e não gerará atrito entre você e o outro condutor.
ESQUEÇA do celular do volante.
A maioria das batidas e engavetamentos hoje em dia é causada por falta de atenção, uma vez que a tecnologia nos veículos estão cada vez mais avançadas. O celular é um ótimo companheiro para momentos nossos, não é mesmo? Porém este amigão deve ser esquecido ao volante, pois causa um nível extremo de desatenção e vem causado muitos acidentes. Aquela mensagem da namorada(o) ou da esposa pode esperar até o veículo estar estacionado. Você deixará seu ente querido mais tranquilo e o do próximo também.
Uma lata de cerveja tem problema? TEM!
Na atual legislação brasileira de transito a tolerância é ZERO, então nem adianta insistir. Bebeu muito ou pouco? Não vá de carro! Além do taxi, hoje há diversas empresas de transporte que lhe oferecem um serviço de qualidade a um preço que cabe no seu bolso. Assim mantemos um trânsito mais seguro e tranquilo, tanto pra quem bebe como pra quem não bebe e pode sair tranquilo pelas ruas da cidade. E um outro ponto muito importante, quem for pego pela lei seca e se negar a fazer o teste do bafômetro ou qualquer outro exame clínico para comprovar a presença de álcool, estará cometendo infração gravíssima, com multa. Além de que, sua CNH pode ser suspensa por uma ano.
Mantenha a manutenção do seu veículo em dia
Um carro bem cuidado é muito mais seguro, sendo assim, sempre verifique o nível do óleo e água, estados dos pneus, luzes, pedais e sistema elétrico. As vezes um farol queimado ou uma seta com mal funcionamento, mesmo sendo itens simples podem lhe envolver em um acidente ou causar um entre terceiros. Caso seu veículo apresente alguma falha ou mal funcionamento encoste em um local seguro e chame um reboque e o encaminhe para uma oficina mecânica de confiança.
Mantenha uma distância segura do veículo a sua frente
Com o trânsito maluco de hoje em dia em que todos tem pressa e sempre estão buscando o menor e mais rápido caminho, freadas repentinas acontecem, por isso tome o equivalente a dois carros de distância do veículo a sua frente, mesmo em uma rodovia com o trafego fluído. Assim você anda com uma boa margem de segurança, evitando engavetamentos.
Voltar