A transmissão mecânica está presente na maioria dos automóveis e tem como principal função transmitir o torque produzido pelo motor até as rodas para gerar movimento. Esta tarefa é possível graças ao sistema de embreagem sendo composto por plâto, disco e rolamento de embreagem ou atuador hidráulico. Permitindo a troca de marchas de forma suave, proporcionando arranque sem trepidações, amortecer as vibrações do motor e permite deixa-lo girando enquanto o carro está parado evitando que ele morra.
Porém esse sistema requer alguns cuidados para que sua vida útil não seja reduzida e algumas dessas dicas envolve vícios que temos no cotidiano dentro do nosso veículo.
- Evite dirigir com o pé apoiado no pedal da embreagem, esse hábito causa desgaste prematuro no conjunto
- Trocas de marchas muito bruscas danificam o disco, podendo ocasionar barulho e até travar a troca de marchas.
- Evite deixar o carro engatado enquanto o carro estiver parado. Ao parar em um semáforo, por exemplo, não deixe o carro engatado. Nestas situações, o ideal é desengatar o carro e tirar completamente o pé do pedal da embreagem.
- Quando parar o carro em uma subida ou rampa, evite usar o sistema acelerador/embreagem. Prefira utilizar o freio de mão para conter o carro.
- Evite arrancar com o carro em segunda marcha. Procure sempre utilizar a primeira marcha para iniciar o deslocamento do carro, passando a segunda logo em seguida se for o caso. Forçá-lo a sair com a segunda marcha contribui com o desgaste prematuro do conjunto.
Seguindo essas dicas o seu sistema de embreagem sofrerá menos no dia a dia.
Mas assim que notar que ao sair a embreagem patinar ou trepidar, é sinal de que o sistema está enfrentando desgaste ou esta avariado.
Voltar