Antes de saber os cuidados básicos, vamos entender rapidamente um pouco sobre essa peça:
A embreagem é composta por três componentes principais: disco, platô e rolamento.
- O disco de embreagem é o responsável por unir o motor, a transmissão e o platô. Além disso, ele é o responsável por amortecer e diminuir o ruído e o desgaste da transmissão.
- O platô serve para unir o disco de embreagem com o volante do motor, garantindo a suavidade nas saídas com o carro. Ele é formado pela carcaça da embreagem, a mola membrana e a placa de pressão.
- O rolamento, por sua vez, pressiona o centro da mola-diafragma. Isso provoca o afastamento das placas de pressão do disco de embreagem e interrompe a transmissão da rotação do motor para a caixa de câmbio.
Para manter seu funcionamento correto, siga as 7 dicas abaixo que separamos par vocês:
1) Nunca descanse o pé sobre a embreagem: Este hábito desgasta rapidamente a embreagem.
2) Não use a embreagem para manter o carro parado: Este hábito também faz com que a embreagem gaste rapidamente.
3) Faça a revisão regularmente: se o sistema não for hidráulico, faça a revisão do cabo anualmente. Se for hidráulico, peça ao mecânico para fazer a regulagem e revisão do sistema.
4) Evite estacionar o carro em terrenos inclinados: se você não tem um carro 4x4, evite colocar o carro em terrenos íngrimes, pois o conjunto fará esforço acentuado nessas ocasiões.
5) Se o pedal estiver trepidando ou patinando: sinal que o disco está empenado ou gasto, hora de trocar.
6) Não faça redução exageradas: carros normais não possuem peças para andar em altas rotações.
7) A cada 5 anos ou 80 mil km (dependendo dos hábitos do motorista): faça a revisão do sistema, uma embreagem tem duração entre 100 mil e 150 mil, mas melhor verificar antes, para evitar danos ao motor e a transmissão.
Seguindo essas dicas, a embreagem do seu carro vai durar muito mais e você vai gastar muito menos!
Quando precisar fazer uma revisão ou trocar alguma parte da embreagem venha até a RM, temos profissionais especializados nesse tipo de manutenção!
Voltar