Todo motorista sabe que em dias de frio é mais difícil dar partida no carro. Se o veículo estiver abastecido com etanol, a situação é ainda mais complicada, já que as propriedades deste combustível contribuem para aumentar a dificuldade de ligar o carro.
Para minimizar os efeitos do frio, aí vão algumas dicas. Uma sugestão, e que vale para todos os carros, é segurar o pedal da embreagem na hora da partida.Segundo especialistas, com esta ação é possível diminuir o esforço do motor de arranque. É importante garantir que o combustível seja de boa qualidade, o que também ajuda na conservação do motor.
Verificar se a bateria está em boas condições também é uma alternativa para se livrar das más consequências das baixas temperaturas. Para isso, recomenda-se uma revisão na parte elétrica e no sistema de injeção eletrônica. Velas, filtros de ar e sujeiras nos bicos injetores também são vilões.
Especialistas alertam ainda que, quando um carro a álcool demora a pegar em dias frios é sinal de que existe algum problema com o injetor de gasolina. A primeira verificação a fazer é conferir se tem gasolina no reservatório, pois o motorista pode se esquecer de completar ou então, o que é pior, pode ter um vazamento. Sem o auxílio da gasolina, o carro vai demorar a dar partida, mas vai funcionar.
A mistura de álcool e gasolina em um carro movido apenas a álcool não é recomendada, mas é verdade sim que um pouco de gasolina adicionada ao tanque favorece a partida. De forma geral, o mais recomendado é manter o sistema de partida a frio em ordem.
Voltar