• Contato: (11) 4994.5030

  • Funcionamento: Horário Especial Seg-Sáb: 08h - 21h

Blog

Se a nossa sociedade passa por constantes mudanças dia após dia, com os automóveis não poderia ser diferente. Em busca de veículos mais eficientes e menos nocivos à natureza, surgiram os carros híbridos e elétricos. Mas afinal, você sabe quais são as diferenças entre eles?
Ao longo deste texto, vamos apresentar as principais diferenças entre os carros híbridos e os elétricos, além de suas vantagens e desvantagens. Você vai conhecer também alguns modelos disponíveis no Brasil e entender por que eles ainda não são muito populares em nosso país. Vamos lá?

 
O que é um carro híbrido?

Por serem relativamente novos e parecidos em alguns aspectos, muitas pessoas confundem os carros híbridos e elétricos. Vamos falar agora sobre os modelos híbridos. Eles têm dois motores — elétrico e a combustão. Os dois trabalham em conjunto e a forma como são utilizados classifica-os em três tipos:
* híbrido-paralelo;
* híbrido-série;
* híbrido-misto.

Os híbridos-paralelos usam o motor elétrico para auxiliar o modelo à combustão. Já nas versões série, acontece o contrário: o motor a explosão funciona como um gerador que carrega as baterias do automóvel, que, por sua vez, alimentam o propulsor movido à eletricidade.
Nos híbridos-mistos, os dois motores movimentam o veículo. Em baixas velocidades, o responsável por isso é o motor elétrico. A versão a combustão gera energia para recarregar as baterias junto com o sistema de frenagem. Quando a velocidade aumenta, o propulsor a explosão assume.


E o carro elétrico?

Veículos totalmente elétricos utilizam motores alimentados por baterias recarregáveis. O único combustível responsável por fazer o automóvel se movimentar é a eletricidade.
Nos Estados Unidos, um comparativo feito entre os gastos com um carro elétrico e um com motor a gasolina mostraram que, ao menos por lá, pode ser bem mais econômico andar com um veículo a eletricidade pelas estradas. O teste foi feito percorrendo uma distância de 100 quilômetros.

No carro movido a gasolina, o gasto com combustível foi calculado em R$10,50, com uma emissão de 18,2 gramas de CO2 durante o percurso de 100km. Já o elétrico movido a hidrogênio gastou R$7,30 no mesmo trajeto, sem emissão de gases poluentes.

Olhando assim, fica evidente que o carro elétrico tem grandes vantagens. Porém, é preciso considerar outras questões antes de uma decisão final sobre o assunto. No teste feito nos EUA, o preço do hidrogênio custa quase o dobro do valor da gasolina — bem como rende duas vezes mais (por isso o consumo menor).

Por outro lado, a produção do hidrogênio no país é feita a partir de um processo que usa a queima de carvão. Com isso, acaba sendo mais poluente do que a gasolina, fazendo com que o impacto ambiental promova um efeito contrário ao que se espera do produto, que tem como conceito a sustentabilidade.

Quais as vantagens e desvantagens entre eles?

Na comparação acima, mencionamos a diferença entre o motor do carro a gasolina e o elétrico. Agora, vamos falar sobre os modelos híbrido e elétrico.

Quais os benefícios e desvantagens dos carros híbridos?

Por usar um motor a combustão como auxiliar na carga das baterias e aproveitar a energia gerada durante as frenagens, veículos híbridos não precisam de recarga — com exceção de alguns modelos. Além disso, ele tem manutenção semelhante a de um carro normal.

Se você dirigir um desses, também vai perceber que o modelo tem desempenho melhor nos congestionamentos. Isso porque ele permite a condução somente com o motor elétrico e, durante as frenagens, as baterias são recarregadas.

Essa é uma das razões para que o carro híbrido tenha mais autonomia na cidade do que na estrada. Outro motivo é que os motores elétricos funcionam quase todo o tempo quando você está trafegando em baixa velocidade.

Embora a emissão de poluentes gerados pelos carros híbridos seja menor em relação aos modelos convencionais, ela existe.

E do veículo elétrico?

A primeira vantagem para quem procura um veículo elétrico é ter em mãos um modelo sustentável, que agrida menos a natureza em sua condução. Porém, há outros benefícios que o acompanham, como o fato de ter um motor muito silencioso.

Assim, além de não emitir gases poluentes, há uma grande redução nos níveis da chamada poluição sonora no trânsito. Nada mal, no momento em que vivemos, poder apostar em uma alternativa que ajuda a manter os recursos naturais intactos, não é mesmo?

Por outro lado, nem tudo são flores nesse modelo de veículo, infelizmente — ainda mais quando tratamos da nossa realidade no Brasil. Isso acontece porque os investimentos necessários para que o país ofereça uma infraestrutura adequada para os proprietários de carros elétricos ainda está muito aquém do que seria preciso para a sua popularização.

Outra desvantagem é o tempo de recarga: você deve deixar o veículo parado para “abastecimento” por um longo período, que pode durar de 6 a 12 horas. Somando isso à sua baixa autonomia, pode ser um grande problema para os proprietários.

Antes de escolher um carro elétrico, é preciso considerar que ele só vai se movimentar se tiver energia. E nosso país passa constantemente por crises de fornecimento desse insumo, o que afeta diretamente o seu uso.
Por fim, é preciso lembrar que eles têm baterias que um dia terão de ser descartadas — e se isso for feito de forma errada, elas vão trazer prejuízos ao meio ambiente.

Voltar

Notícias Relacionadas

 
5 dicas para preservar os amortecedores do seu veículo

Nem todo mundo sabe, mas fazer a manutenção da suspensão do carro é uma questão de segurança. Os amortecedores, por exemplo, que fazem parte desse sistema, podem ser vistos por alguns apenas como um item mecânico, mas o caso não é tão simples assim. 

Direção Elétrica ou Hidráulica? Qual a diferença entre elas?

Há algumas décadas os motoristas já não sofrem mais com o peso do veículo quando estão realizando uma baliza, por conta da invenção da direção hidráulica nos veículos, que torna a manobra mais leve. 

Dicas para cuidar da parte interna do seu veículo.

É comprovado que o brasileiro é apaixonado por carro e quando o assunto é cuidado com o seu “bebê” o assunto é serio. Tanto por questão de saúde do condutor, estética e revenda, manter seu carro sempre limpo e organizado é sempre excelente.