Fazer o balanceamento regularmente é de extrema importância para a vida útil do seu veículo. Os serviços de balanceamento e alinhamento são itens básicos da manutenção e requerem certa periodicidade.
Como dito anteriormente, fazer o balanceamento regularmente é importante para prolongar a vida útil do carro. Portanto, ele nunca deve ser negligenciado. Veja a seguir o quanto é importante realizar esse serviço.
1. De acordo com a marca de pneus Michelin, o balanceamento é importante para evitar o desgaste prematuro e irregular de pneus
2. Ainda segundo a marca, o balanceamento evita problemas nos componentes da suspensão e da direção.
3. Desbalanceado, o volante – e até mesmo o carro – vibram.
4. O carro balanceado, informa Barreto, tende a gastar menos combustível. Isso porque o pneu balanceado tem menos atrito com o solo. Ou seja, o carro faz “menos esforço” para se mover.
5. O carro desbalanceado fica mais instável, é mais inseguro.
6. Já que o pneu balanceado se desgasta menos, o motorista economiza o componente.
7. Dirigir um carro trepidando causa desconforto para motorista e passageiros.
Quando o balanceamento deve ser realizado?
Em condições normais de uso, se o carro não apresentar os indícios comentados acima, o procedimento deve ser feito:
- Sempre que houver substituição ou conserto nos pneus;
- Se o veículo apresentar vibrações no volante;
- Sempre que houver substituição de elementos do conjunto rodante, como pastilhas de freio, rolamento da roda e peças da suspensão;
- A cada 10 mil quilômetros rodados.
Afinal, como funciona o balanceamento?
O balanceamento consiste em equilibrar (compensar) o excesso ou má distribuição de massas no conjunto pneu e roda. O contra peso (chumbo) é utilizado para compensar a área da roda que apresenta desigualdade de peso favorecendo o equilíbrio no conjunto.
Um veículo que apresenta uma vibração na carroçaria a uma velocidade acima dos 60 km/h pode ter como causa o desbalanceamento das rodas traseiras, sendo que nas mesmas condições de dirigibilidade se a vibração for sentida no volante de direção, teremos um provável desbalanceamento nas rodas dianteiras. Com o tempo, esse chumbo poderá cair, ou descolar, fazendo com que a roda fique desbalanceada (explicando a trepidação), provocando um desgaste precoce do pneu.
Fonte: https://www.jornaldoconsorcio.com.br/
Voltar