• Contato: (11) 4994.5030

  • Funcionamento: Horário Especial Seg-Sáb: 08h - 21h

Blog

1- Sobre a troca:

A troca deve ser feita quando atingir o período recomendado pelo fabricante do seu veículo. Essa informação está sempre de forma clara no manual do proprietário, consulte para programar de forma correta.

Além do prazo, consta no manual também a viscosidade, o tipo de óleo e a quantidade de litros necessários para a troca completa. Quase todas montadoras recomendam antecipar a troca de óleo em carros com "uso mais severo". Isso vale principalmente para veículos que andam muito em tráfico intenso.

2- Completar o nível

Com o uso do veículo, é comum que o nível do óleo abaixe um pouco devido às folgas do motor e à queima parcial na câmara de combustão. Assim, enquanto não chegar a hora da troca, deve-se completar o nível para que o motor tenha sempre a quantidade correta de lubrificante.

Não há nada de errado nessa prática, e as montadoras consideram normal baixar cerca de 0,5 a 1,0 litro a cada 1.000 km's rodados.


3- Local

A indicação correta é que as trocas sejam feitas em locais especializados, como postos de gasolina, oficinas ou centros automotivos. Esses locais possuem recepientes para coleta do óleo usado e destinam para locais de descarte, preservando o meio ambiente e evitando o descarte de forma errônea.

Para medição do nível do óleo, o ideal é parar o veículo em local plano e aguardar o motor esfriar por pelo menos 10 minutos. Se o nível do óleo estiver entre o mínimo e o máximo não há necessidade de completar.

4- Temperatura do Motor 

Para retirada do óleo do motor, é recomendado que o motor esteja quente, pois em alta temperatura o lubrificante fica mais fino e sua fluidez é maior, facilitando o escoamento completo.

5- Filtro 

Cada veículo possui um modelo específico de filtro de óleo, alguns modelos de veículos compartilham o mesmo filtro que outros, confira sempre na tabela de aplicação e no manual do veículo qual o modelo para seu carro. 

O recomendado é sempre efetuar a troca do filtro em todas as trocas de óleo. Isso garante que seu motor esteja sempre limpo de impurezas.

6- Óleo preto 

Não entre nessa história de que óleo preto é óleo velho. Muito pelo contrário, se o lubrificante está escuro é porque está cumprindo seu papel devidamente. O que determina a "validade" do lubrificante é o tempo de troca.

7- Óleo velho 

Sim, óleo fica velho. Caso o motorista não circule tanto com o veículo e demore para alcançar a quilometragem indicada para a troca, é necessário realizar a troca após 6 meses, pois depois desse prazo, se o veículo não está rodando frequentemente,  o óleo velho pode prejudicar a bomba.

Esperamos que gostem dessas dicas, e se tiver qualquer dúvida entre em contato com nosso time.
 

Voltar

Notícias Relacionadas

 
5 dicas para preservar os amortecedores do seu veículo

Nem todo mundo sabe, mas fazer a manutenção da suspensão do carro é uma questão de segurança. Os amortecedores, por exemplo, que fazem parte desse sistema, podem ser vistos por alguns apenas como um item mecânico, mas o caso não é tão simples assim. 

Direção Elétrica ou Hidráulica? Qual a diferença entre elas?

Há algumas décadas os motoristas já não sofrem mais com o peso do veículo quando estão realizando uma baliza, por conta da invenção da direção hidráulica nos veículos, que torna a manobra mais leve. 

Dicas para cuidar da parte interna do seu veículo.

É comprovado que o brasileiro é apaixonado por carro e quando o assunto é cuidado com o seu “bebê” o assunto é serio. Tanto por questão de saúde do condutor, estética e revenda, manter seu carro sempre limpo e organizado é sempre excelente.