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Verdade!

Apesar de montadoras e especialistas dizerem o contrário, andar com o tanque na reserva ou próximo da reserva diminui sensitivamente a vida útil da bomba de combustível. 

Mesmo com o fato de todos os veículos serem equipados com uma reserva de combustível, não é indicado que andemos o tempo todo com o tanque neste nível. Alguns condutores costumam esperar chegar a reserva e então abastecem com poucos litros e isso feito durante muito tempo prejudica o funcionamento da bomba de combustível. 

Tudo isso porque a bomba fica alojada dentro do tanque justamente para que o combustível refrigere o pequeno motor elétrico que está contido dentro dela. Para você entender melhor, quando o motorista vira a chave de ignição, assim que as luzes do painel ascendem, a bomba de combustível do seu carro começa a funcionar, e ela não para, fica mandando combustível para o motor esteja ele funcionando ou não, aquilo que o motor não queima é devolvido para o tanque. 

Como você pode perceber esse pequeno motor elétrico trabalha muito e aquece bastante, é por isso que a bomba precisa de pelo menos ¼ de combustível dentro do tanque para resfria-la. Engana-se quem acha que o retorno do combustível refrigera a bomba, primeiro porque a vazão é pequena e o segundo ponto é que o combustível que retorna para tanque recebe parte da caloria do motor e retorna aquecido para o conjunto da bomba.

Além do aquecimento, existem outros vilões dentro do tanque que se aproveitam do nível baixo para estragar sua bomba de combustível, a sujeira acumulada no fundo do tanque entope parcialmente uma pequena peneira que fica na boca da bomba, essa obstrução acaba exigindo mais do motor e com o tempo ele acaba queimando. 

O último vilão é o combustível adulterado, esse é o mais difícil de brigar, nós já vimos de tudo dentro do tanque, água, solvente, corante, álcool anidro, querosene, areia, graxa, entre outros. Alguns destes produtos se misturam ao combustível, outros acabam se separando e indo para o fundo do tanque e, quanto menos combustível tiver, mais significativos serão os danos causados por essas substâncias nocivas a sua bomba e ao seu motor.

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