A maioria dos veículos que circulam pelo país possuem motores a combustão de 4 tempos. Ele possui esse nome pois possui 4 estágios para seu funcionamento, saiba mais abaixo:
1º Estágio - O pistão começa a reliza sua rotação executando um movimento para baixo que puxa a mistura de combustível (vapor) e o ar atmosférico através da válvula de entrada.
2º Estágio - Já com o ar atmosférico e o vapor de combustível dentro da câmara de combustão a válvula de entrada se fecha e o pistão agora faz o movimento para cima, comprimindo a mistura.
3º Estágio - Quando o pistão atinge o ponto máximo da subida a vela de ignição emite uma faísca elétrica provocando a explosão que levará i pistão para baixo novamente. Esse movimento é repetido milhares vezes por minuto (RPM). Essa energia cinética da explosão dos gases é transmitida para o pistão que exerce a força sobre o virabrequim, fazendo o carro se movimentar.
Esse estágio é o mais importante, pois é o momento que a energia química, proveniente da combustão , se transforma em energia mecânica.
4º Estágio - O pistão sobe novamente depois de sofrer o movimento de descida com a explosão dos gases, neste momento a válvula de saída ou exaustão é aberta, permitindo que os gases formados dentro da câmara de combustão sejam liberados. Assim que a válvula de saída se fecha a de entrada se abre novamente e o processo recomeça.
Por exemplo: Com o motor em funcionamento e o carro parado este processo é realizado em torno de 800 vezes, o que corresponde a 800 rotações por minuto mostrados no painel do veículo.
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