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A bateria do carro até pode apresentar uma falha, especialmente depois de alguns anos de uso, mas saiba que ela é mais um indicador de problemas do que uma fonte deles. Isso ocorre porque ela é apenas um simples acumulador de energia.
Quando o automóvel está com o motor ligado, a eletricidade vem do alternador. Se essa peça está com alguma avaria, não carrega a bateria adequadamente ou provoca sua sobrecarga, causando danos. Nas baterias modernas, seladas e sem manutenção, isso é ainda mais verdadeiro.
Porém, há formas de assegurar que ela dure mais tempo. Especialistas estimam que sua vida útil é de dois a três anos, em média, podendo chegar até mais longe.
Para saber o que fazer para conservá-la sempre em bom estado, pedimos as dicas para Antônio Gaspar de Oliveira, diretor do Sindirepa-SP (sindicato das oficinas independentes de São Paulo).

Revise o sistema elétrico
Se ele tiver algum problema, é a bateria que sofre. E a solução pode ser simples, como a correia frouxa. A revisão também protege itens importantes, como a central de injeção.
Peça a inspeção sempre que deixar o carro na revisão anual. Luzes que variam de intensidade com a aceleração ou dificuldades na partida podem ser sinais de falhas no sistema.
Desligue todos os componentes elétricos e eletrônicos antes de ligar o motor
A partida é o momento que mais exige da bateria. Quanto mais equipamentos ela tiver de alimentar, maior será a exigência. Depois que o motor estiver funcionando, ligue o que precisar: rádio, ar-condicionado, faróis…
Se o carro for ficar parado por mais de 15 dias…
Peça a alguém para ligar o motor. O certo é fazê-lo no mínimo a cada 15 dias (o ideal é toda semana), para que o consumo de energia de itens como som, central da injeção e alarme não descarregue a bateria.
Não parece, mas esses são equipamentos que nunca desligam. Aliás, é por isso mesmo que não se deve desconectar a bateria de carros modernos ou de luxo. Se ela for desativada, eles podem perder codificações que só a concessionária pode recuperar.
Evite instalar acessórios não originais no carro
Não só pela complexidade dos sistemas elétricos atuais, mas também por conta do consumo de energia que eles podem representar.
A amperagem da bateria original pode não ser suficiente. Exigir mais do que ela pode entregar é certeza de diminuição do seu tempo de vida útil.
Acionar as luzes, inclusive internas, ou ligar o rádio e outros sistemas com o motor desligado…
É mau negócio. Assim, a energia sai toda da bateria – o correto seria vir do alternador. Essa descarga acaba desgastando a bateria e reduzindo sua durabilidade.
Se o carro está demorando mais para dar a partida…
Cuidado para não insistir demais. Além de forçar o motor de arranque, desgasta muito a bateria. A demora pode indicar algo mais grave, especialmente se não houver uma queda de temperatura que justifique a demora na ignição.

Fonte: www.quatrorodas.com.br

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